quinta-feira, 6 de setembro de 2012

06 de Setembro dia da Oficialização da Letra do Hino Nacional


05 de Setembro Dia da AMAZÔNIA!

Quando falamos em Amazônia lembramos de densa floresta tropical, biodiversidade incrível, riqueza de matéria-prima. Todos esses fatores positivos contribuem para que ela seja o que é hoje: alvo de especulações e inveja de grande parte das nações do mundo, principalmente das poderosas, cujo grande objetivo é apoderar-se de uma dádiva que veio florescer em pleno território brasileiro.
Em 1990, foi iniciado um trabalho na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia para determinar a distribuição da diversidade vegetal na Amazônia. Hoje, existe uma base de dados com a distribuição de mais de 3.500 espécies, capaz de gerar mapas por gênero, família ou total.
Somando todas as áreas recobertas pela floresta, temos o incrível número de 6 milhões de quilômetros quadrados. A parte brasileira é calculada em 3 milhões e meio de quilômetros quadrados, o que representa mais de 50% da floresta e 42% do território nacional.
Segundo o geógrafo Aziz Ab'Saber, a Amazônia tem características marcantes que tornam sustentável tamanha vastidão verde. Ab'Saber nos chama atenção à extraordinária continuidade das florestas , e da grandeza de sua rede pluvial, ressaltando ainda que apesar desta vastidão apresenta pouca variedade de ecossistemas, mesmo analisando regiões e altitudes diversas. Algo que nos salta aos olhos é a mesmice encontrada nas terras amazônicas, sempre com altas e densas florestas, bem servidas de rios e animais.